22 May 2017

FALAR BEM EM PÚBLICO: DICAS PARA VOCÊ QUE É TÍMIDO, por Ana Veet Maya

Atrás do seu comportamento está todo um passado de vivências, de emoções, situações vividas com sua família, na escola, até mesmo o que herdou de gerações e gerações e a herança cultural.
Para você “quebrar” com o jeito tímido que lhe incomoda, você precisa de um conjunto de decisões e atitudes:
1-      Pergunte-se, você para você mesmo, por que faço isso, por que sou assim por fora se por dentro gostaria de ser diferente? Se você estiver pronto pra escutar o seu interior DE VERDADE, sem VENDAS, sem disfarçar a realidade, você terá várias respostas. Entre elas : Medo de ser rejeitado? Medo de errar? Medo de perder o emprego? Medo de perder amigos? Medo de não corresponder a imagem que os outros fazem de você? Falta de coragem pra arcar com a avalanche de perguntas e críticas que vem depois de uma exposição? Comodismo? Preguiça de mudar? Como você vê, várias podem ser as respostas. E, conforme você for “descobrindo”, vá enfrentando as questões para chegar na solução. E a solução muitas vezes está em você admitir que precisa de uma ajuda profissional.
2-      PRATICAR! Você precisa praticar falar em público. EXPOR-SE em qualquer situação. Em família, com amigos, com o bicho de estimação... Numa roda de amigos, quando não te deixarem  falar, levante a mão, toque o braço de um amigo e fale : AGORA EU QUE VOU FALAR! ME ESCUTEM! Aprenda a marcar o seu espaço.
3-      Quando precisar falar em público, faça um roteiro do que precisa falar. Escreva as palavras chave do assunto, do tema que precisa falar. Escreva em fichas, papel, onde lhe for mais comodo, no seu notebook, no seu celular... Tanto faz. Conforme você ler aquela palavra-chave, se estiver BEM PREPARADO, já irá lembrar do assunto que quer falar. Não tem a menor importância você usar ferramentas pra te assessorarem na fala. É correto!
4-      Conte histórias para sobrinhos, crianças, idosos. A arte de falar nós aprendemos FALANDO! Faça vozes diferentes pra cada personagem! Brinque com sua voz! Surpreenda-se com o que pode fazer com sua voz. Fale em tons DIFERENTES. Alto, bem baixo... GRITE!!!!!  Gosto de brincar com a terapia do palavrão... Pense num palavrão bem difícil, bem difícil, daqueles que você nunca falaria...  E quando estiver sozinho, dirigindo, por exemplo, fale o palavrão em alto e bom tom, saboreando a palavra, repetidas vezes... Pense em situações onde se sentiu humilhado, diminuído e expresse aquele palavrão, deixando que ele venha forte, bem do fundo do seu ser... No mínimo, o que irá acontecer será você rir MUITO de si mesmo! ;)
5-      Faça vários cursos que mexam com você. Faça o PRA VOCÊ FALAR BEM (http://www.pravocefalarbem.com ) Pense em cursos que te desafiem. Que faça você enfrentar o novo, quebrar uma barreira... O que seria?
6-      Lembre-se que falar a gente aprende falando... Fale com o espelho. Faça vídeos. Assista a seus vídeos. Vença a sua MENTE. Lembre-se que a mente MENTE. E quem manda na tua mente é VOCÊ e não o contrário!
7-      OUSE!!!!!! O que pra vc é ser ousado? FAÇA! Não precisa ser coisas muito difíceis. Usar vermelho, por exemplo, é ousado? USE. Usar batom vermelho. É ousado? USE. Mudar o corte de cabelo? A cor? O estilo de vestimenta? Um decote? Um sapato? FAÇA. Ter barba? Bigode? Ficar careca? Por brinco? Fazer uma tattoo?Mostre para teu cérebro que você está ABERTO PARA MUDAR!

E a cada pequena conquista, reconheça, VALORIZE, celebre.
Medite.
E se não conseguir sozinho, procure a ajuda de algum professor, terapeuta, alguém em quem confie, pra te ajudar a desabrochar!

Espero ter ajudado um pouco!

Grande abraço a todos meus queridos leitores!

anaveetmaya













1 comment:

  1. um pouco tarde para mudar, mas, admito tenho e crio uma série de entraves para isso... e falta o essencial, vontade... não tenho mais vontade. MAS GOSTEI DAS DICAS, principalmente a do palavrão. Beijo, Veet.

    ReplyDelete