18 February 2014

PAIS e FILHOS: DICAS de COMUNICAÇÃO

por Ana Veet Maya

Pais chegam ao meu consultório e se queixam que trabalham e quando chegam em casa, não tem vontade de conversar com os filhos porque se sentem cansados. Filhos me contam que não conseguem falar com seus pais porque não tem espaço e não se sentem apoiados.

Hoje eu lembrei de algo que fazia em casa com meus filhos e que dava certo.

Tenho três filhos, sendo que dois deles são mais inibidos para expressar seus sentimentos.

Percebia que eles queriam dizer algo mas se calavam.

Assim eu criei a CAIXA DA COMUNICAÇÃO.

Enfeitei bem bonita uma caixa, onde já deixei papéis e canetas.

Expliquei que nós passariamos a escrever mensagens uns para os outros, toda vez que falar tivesse ficado difícil.

Marcamos que aos domingos nos sentariamos para ler e comentar as mensagens da caixa.

E passamos a fazer isso com disciplina.

As mensagens eram as mais variadas!

Pediam que eu ficasse calma, que eu fosse mais tolerante, que os poupasse de certos serviços.... Pediam que o pai brincasse mais com eles...

Primeiramente as mensagens eram mais dirigidas ao pai e a mãe. Depois também entre eles.

Na hora de ler íamos pegando as mensagens ao acaso e qualquer um era o leitor.

A pessoa que lia emitia sua opinião e depois todos se posicionavam.

Dessa forma, meio que brincando, implantamos em casa um momento pra conversar e refletir. Todos falavam, eram ouvidos e soluções criativas apareciam para cada situação.

Sem que ninguém percebesse, de repente a caixa começou a ficar vazia até que ela não mais precisou ser utilizada.

Experimente!

Quem sabe esta brincadeira também possa ajudar você a criar momentos de diálogo em sua família?

Acredite: tentar vale a pena!

No comments:

Post a Comment