25 November 2014

FALAR BEM EM PÚBLICO: NOSSO CORPO FALA. OUVE QUEM QUER... por Ana Veet Maya

por Ana Veet Maya



Ao longo de quase doze anos de trabalho dedicado ao curso PRA VOCÊ FALAR BEM, ao lado do professor e jornalista Marco Antonio Abreu, fui aperfeiçoando o meu olhar, a minha sensibilidade na interpretação da linguagem corporal.






 A forma de se olhar alguém, o brilho nos olhos, a voz um tanto trêmula e a boca apertada, a respiração acelerada, as mãos frias, um revirar de olhos e um suspiro, podem por exemplo denunciar a emoção dos apaixonados.

É muito útil começarmos a entender melhor a linguagem do corpo!

Porque a mente, mente. E com as palavras, podemos criar, fantasiar, manipular, mentir... Mas o nosso corpo, ah, o nosso corpo... Ele sempre denunciará a nossa verdade interior.

Assim, vamos ficar atentos porque a linguagem do corpo entrega a verdade que as palavras não dizem.


ALGUNS GESTOS E SEUS SIGNIFICADOS:

Coçar o nariz repetidas vezes.

-Qualquer gesto repetido indica incômodo, impaciência, mal-estar ou manias. O coçar o nariz repetidas vezes pode indicar irritação e desagrado com o ambiente ao redor, sem contar as causas comuns que são as alergias (que também tem um fundo emocional).

Desviar o olhar para o lado
- Quando desviamos o olhar, estamos dizendo: me dê um tempo! A pessoa indica estar sob pressão, insegura, não consegue encarar o interlocutor, busca um outro foco de apoio.

Desviar o olhar para cima
- Quando mudamos o “foco” estamos sempre buscando uma saída, como se fugíssemos de uma situação de “perigo”. O interlocutor sempre percebe e ganha terreno com isso, percebendo a insegurança do outro. Olhar para cima, especificamente traz um apelo interno de busca divina, como se falássemos, ó Deus, ó céus, me socorram!

Desviar o olhar para baixo
- Indica uma pessoa muitas vezes com dificuldade de assumir suas responsabilidades, medo de crescer; pode também indicar uma pessoa tímida, insegura, que inconscientemente busca apoio da terra, pedindo proteção, como quem quisesse voltar para o útero materno.

Cruzar os braços na frente do corpo quando conversa
- Para o comunicador, quando uma pessoa cruza os braços na frente do corpo, indica um bloqueio, a pessoa está se “fechando”, se “protegendo”, muitas vezes discordando ou duvidando do que ouve. Pode também indicar descaso e falta de envolvimento.

Olhar para a boca da pessoa
- Caso sejam descartadas as intenções amorosas e de sedução, este gesto pode indicar dificuldade na compreensão da mensagem.

Bater os dedos na mesa, batucando
- Indica impaciência, falta de concentração, a pessoa está dispersa ou se sentindo entediada com o assunto.

Arranjar fios de cabelo
- Preocupação excessiva com a imagem transmite insegurança, perfeccionismo, personalismo. Quem foca a aparência em demasia, pode estar se sentindo inseguro,estar disfarçando ou tentando tapar uma brecha interior.Pode também ser um toc, um tique nervoso, um escape da tensão.

Esfregar os olhos
- Lembramos que esfregar os olhos é danoso. As pessoas que tem esse hábito devem procurar seu oftalmologista. Afastadas as causas físicas e doenças, o coçar os olhos indica uma pessoa cansada, que está sem concentração, com sono ou se sentindo entediada com o assunto.

Comer as unhas
- Indica insegurança, baixa auto-estima, comportamento auto-destrutivo, excessiva preocupação com aquilo que o “outro pensa” e medo de não ser aceito ou falhar; pode também indicar comportamentos de subserviência. Comer unhas pode também indicar traumas guardados no inconsciente.

Colocar as mãos nos bolsos de trás da calça enquanto conversa
- A pessoa sente-se sem argumentos, necessita descontrair, busca “apoio” para encontrar uma saída. Pode também indicar a necessidade de rebelar-se, mas sem base de sustentação no argumento.

Morder os lábios
- Nervosismo, raiva contida, sentimento de impotência e incapacidade para resolver um problema, auto-punição, culpa.

Quais os gestos mais comuns das pessoas que estão:

Nervosas
-     Esfregar as mãos uma na outra, morder os lábios, balançar pernas e pés, tremores, suor na mão, vermelhidão na face, gestos repetitivos em geral, fala muito rápida, gaguejar, tossir, pigarrear.

Excitadas
-       Respiração alterada, falar e se movimentar mais rápido, o corpo se projeta mais para a frente, se abre e se revela, sempre de maneira mais intensa.

Com medo
-          A pessoa  olha muito para os lados, abaixa os olhos,  abaixa a cabeça, cruza braços se protegendo , cruza as pernas “travando”seus genitais,, esconde o rosto, sempre gestos que a tirem do “foco de atenção”

Inseguras
-          Fala titubeante, muitas vezes baixa ou até inaudível, gagueira,rosto inexpressivo, piscar muito ,roer unhas, desviar os olhos do foco.

Apaixonadas
-          A pessoa apaixonada normalmente tem o olhar mais brilhante, sorriso mais constante, leveza no caminhar e maior precisão nos gestos, transmite mais positividade e auto-confiança, peito aberto,. Quem está apaixonado está mais aberto pra vida, pra compartilhar, interagir.


Preocupadas
-          Testas franzidas, rostos fechados, punhos cerrados, um olhar de indagação.

Chateadas
-          O corpo todo “murcha”, rosto abatido, olhar sem brilho, gestos sem expressão, sem energia, falar monótono e pouco convincente.

Ansiosas
-          Fala atropelada, o corpo fica como que “elétrico”, excesso de movimentos, não consegue “ver”o outro e interage  com ineficiência, com dificuldade de estabelecer uma comunicação mais lógica, com começo, meio e fim.

Frustradas

- As pessoas frustradas vão ter mais problemas de coluna, porque nelas, a energia  está mais travada. Seus ombros podem estar muito para baixo ou para cima. Rosto caído pra baixo, denotando desânimo.. Muitas vezes o rosto empinado de maneira arrogante é uma forma de enfrentamento para desabafar uma raiva por uma situação frustrante, uma necessidade de autoafirmação e mostrar para o mundo que tem poder.


Espero ter colaborado com todos os que lerem este meu texto.
Um abraço a todos amigos, lembrando que um gesto sincero, um aperto de mão determinado e um abraço caloroso falarão mais alto do que muitas palavras. 




Nosso corpo fala. 
Ouve quem quer! :)




anaveetmaya
educadora





SUCESSO, por Roberto Shinyashiki

texto de Roberto Shinyashiki

“Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo. 
Não conheço ninguém que tenha progredido na carreira sem trabalhar pelo menos doze horas por dia nos primeiros anos. Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar sábados e domingos pelo menos uma centena de vezes. 
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá de se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.


O sucesso é construído à noite! 
Durante o dia você faz o que todos fazem. 
Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. 
Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. 
Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso. 
Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. 
A realização de um sonho depende da dedicação.

Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. 
Mas toda mágica é ilusão . 
E ilusão não tira ninguém do lugar onde está. Ilusão é combustível de perdedores.”

LEITURA DINÂMICA, pelo Prof. Juarez Angelo Lopes

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica é uma forma diferente de entrada de dados em nosso computador cerebral. 
O leitor tradicional lê subvocalizando, ou seja, a percepção de seus olhos é acompanhada por uma voz mental que repete sílaba por sílaba, aquilo que eles vão lendo.

O leitor dinâmico, ao contrário, lê bloco de palavras de uma só vez, sem nenhuma voz produzindo sons mentais em sua mente. 
Ele olha um bloco de palavras como quem olha um objeto, integralmente, com uma visão gestáltica, pois parte do todo para o detalhe. 
Todos nós nascemos com este potencial de percepção visual, o que comprova que ler é uma função natural do cérebro, do mesmo modo que o é a audição. 
Nenhum indivíduo normal aprende a ouvir na escola, do mesmo modo que não deveria depender dela para aprender a ler. 
O advento da televisão, onde as informações aparecem em letras grandes e coloridas, veio comprovar esta teoria.

Uma criança, mesmo sem nunca ter ido a uma escola, se assistir, diariamente televisão, acabará aprendendo a ler sozinha, nem que seja no limite do vocabulário da propaganda. 
Nossos olhos funcionam como máquina fotográfica. 
As fotos tiradas por eles são transformadas em impulsos eletroquímicos e reveladas pelo cérebro. 
Os olhos vêem mas não entendem. 
Quem entende é o cérebro, ao revelar estas fotos. 
Para ele tanto faz a foto de uma sílaba ou foto de uma frase. 
O leitor tradicional, preocupado em soletrar sílaba por sílaba, enquanto lê, vê-se obrigado a reduzir o foco de sua máquina fotográfica, o que o leva a baixas velocidades de leitura. 
Não existindo esta silabação, torna-se possível abrir cada vez mais seu campo visual, o que lhe permite captar, em uma só foto, um bloco inteiro de palavras.

Este programa de sub-utilização cerebral foi colocado em nosso cérebro pela professora primária, ao nos ensinar a ler soletrando, pela valorização excessiva que dava à leitura oral.

De acordo com o acima exposto, podemos concluir que Leitura Dinâmica nada mais é do que uma mudança qualitativa em nosso programa de entrada de dados, através de ginástica cerebral.

Qualquer pessoa normal consegue obter este resultado, basta querer.

17 November 2014

O QUE É MARKETING PESSOAL, por EXPERTA.COM.BR

conteúdo transcrito do site:
http://www.experta.com.br/tariqexperta/voce/voce_pessoas.html

Hoje em dia, a imagem de uma pessoa é seu maior patrimônio. 
Ela abre portas e torna você conhecida e famosa. 
Não é de um dia para o outro que construímos e consolidamos uma imagem vencedora e idônea. 
São necessários anos de desenvolvimento, bom desempenho e sociabilidade para ser uma pessoa bem vista e aceita. 
No entanto, não basta viver de aparências e ficar só no Marketing, precisamos ter conteúdo de qualidade e ser autênticos e verdadeiros, pois “nem tudo que reluz é ouro...”

O site Experta lhe traz 7 dicas para se tornar uma estrela:

1 - Seja responsável pela sua própria vida, carreira e desenvolvimento. Dessa forma, você sempre será reconhecida como alguém de muito valor agregado, uma pessoa que faz a diferença.

2 - Estude e acompanhe novas tendências e mudanças para não ficar para trás. Estamos todos indo ao encontro do o futuro, portanto não podemos perder o rumo, nem nos iludir com "miragens".

3 - Desenvolva capacidades e competências para melhorar seu desempenho pessoal. A nossa segurança, ou empregabilidade, depende da nossa produtividade e do potencial que temos como pessoas e profissionais.

4 - Invista em suas habilidades de comunicação e sociabilidade. Não adianta ser boa se ninguém a conhece ou se o seu trabalho não aparece. Precisamos saber ouvir tão bem quanto falamos, pois a comunicação é um caminho duplo.

5 - Pratique o “Kaizen”, a filosofia da melhoria constante e contínua baseada na aprendizagem vitalícia. A maior vantagem competitiva que temos é a capacidade de aprender melhor e mais rápido que os outros.

6 - Observe e pesquise tudo e todos. Mantenha os olhos abertos e a mente funcionando. Como diz um ditado ZEN: "Para a mente preparada, a oportunidade aparece."

7 - Acima de tudo, mantenha-se leve, flexível e adaptável. A vida é feita de mudanças constantes e precisamos aprender a acompanha-las e respeita-las. "A maior obra de arte é saber transformar a si mesmo, eternamente..."

13 November 2014

A PAIXÃO QUE EM MIM ATIÇAS

poesia de anaveetmaya

Não preciso te tocar 
para te sentir. 
Nem estar com você 
para tê-lo comigo.
Você está presente 
em cada acorde
de música
que vibra no ar
e em meu peito
acariciando
minha memória.
Não tenho expectativas
e nada a lhe pedir.
Nem tua presença
presentes
ou juras de amor.
De você
quero apenas
a alegria
tua boca
vermelha
de sorrisos
tuas mãos
estendidas
esperando quem sabe
meus dedos
entrelaçarem os teus...
A vida é marota
e feiticeira.
A mim
não importam
estas folhas amareladas.
Amo este caule
vincado
que não se verga
ao peso das histórias.
Amo a tua tez
contemplativa
que canta canções
de amor ao vento.
E eu amo
o vento
Que refresca
e acalma
Este fogo eterno
Da paixão
que em mim atiças.