2 October 2012

CASA DE FERREIRO ESPETO DE PAU?

por Ana Veet Maya



Depois de certos anos vividos, acabamos meio filósofos...




Hoje me ocorreu pensar 
sobre o conhecimento 
prática.






Se eu aprendi a fazer contas e só uso a calculadora; aprendi sobre a sustentabilidade e quando descuido jogo papel na rua...

Se passei anos num banco de escola aprendendo sobre método e disciplina, mas não consigo manter a disciplina de acordar cedo, caminhar, cuidar do meu próprio corpo, manter minha saúde física e mental...

Se vivo cultivando aparências e faço cursos e mais cursos que alimentam meu currículo e meu ego, mas, de fato, não mudam a minha prática.

Se o médico competente me prescreve dieta, exercícios e remédio, mas ele mesmo está muito fora do peso...

Se o terapeuta renomado (a) sugere mudanças de atitudes aos outros, mas ele mesmo vive sem tempo pra cuspir, não passeia, não tem qualidade de vida, só cuida do outro e não cuida de si...

Se o professor ensina o aluno, mas não pratica o que ensina.

Se o pai fala pro filho não beber, mas vive alcoolizado.

Se a mãe aconselha a filha a ser consciente e meditativa, mas não para de tagarelar e invadir privacidades o tempo todo.

Se estudar a língua inglesa, fizer mestrados, pós, mil especializações, mas nunca utilizar o inglês pra nada...

Se acabei de fazer um curso de liderança que paguei os tubos, mas nunca usarei o que aprendi porque gosto mesmo é de seguir comandos...

Pra que serve o conhecimento 
se não o aplicarmos na nossa mudança de hábito, 
no nosso crescimento interior 
na melhoria da nossa qualidade de vida 
e no progresso da humanidade ?

?
??
?
?



Será que meu conhecimento 
só serve pra usar e interferir 
na vida do outro?


Faça o que digo, mas não faça o que faço?


Casa de ferreiro, espeto de pau?

1 comment: